O que é o LMIA e como obtê-lo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Por: Fernanda Isquierdo, RCIC.

LMIA e a autorização necessária para uma empresa contratar um estrangeiro.

LMIA significa Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho, que é uma autorização que empresas canadenses deverão solicitar para contratar um trabalhador no exterior.

O LMIA é emitido pela ESDC (Emprego e Desenvolvimento Social do Canadá) depois de considerar vários fatores com o objetivo de garantir que a contratação de um estrangeiro não afeterá os canadenses que possivelmente precisarão da vaga oferecida.

 

Como obter um LMIA

Quando uma empresa deseja contratar um candidato do exterior ou alguém que não tem autorização para trabalhar no Canadá, a empresa deverá entrar no processo de uma LMIA, neste processo a empresa precisa demonstrar que fez todo o esforço necessário para contratar um canadense, residente permanente ou uma pessoa com autorização para trabalhar no Canadá e não encontrou nenhum candidato disponível com o perfil desejado.

Quando a ESDC conclui que a contratação não prejudicará, mas ajudará a economia canadense, a LMIA é aprovada e concedida. Com o documento em mãos, a empresa poderá contratar o estrangeiro para a vaga. Com a LMIA o candidato poderá solicitar sua permissão de trabalho.

 

Requisitos para solicitar a permissão de trabalho para a vaga:

  • Oferta de emprego
  • Contrato
  • Cópia da LMIA
  • Número da LMIA

 

Como em todas as leis de imigração, existem algumas exceções aos requisitos da LMIA e, nas seguintes situações, não é necessário sua solicitação.

 

Conheça algumas das exceções mais importantes:

  • Estrangeiros no Canadá com uma permissão de trabalho aberta (como cônjuges de estudantes ou trabalhadores temporários).
  • Trabalhadores do Programa Internacional de Mobilidade
  • Trabalhadores sob acordos comerciais entre o Canadá e outros países, como o NAFTA
  • Estudantes estrangeiros com autorização para trabalhar no Canadá (PGWP)
  • Pessoas no Canadá que foram aprovadas para receber residência permanente e sua permissão de trabalho expirou

 

Agende uma consulta para conhecer todas as possibilidades e exceções no processo de solitação de um LMIA.

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Consultora de imigração autorizado pelo Conselho Canadense que regula seus membros para oferecer serviços e consultoria em imigração.

Ela também possui mestrado em engenharia científica pela Universidade de Calgary.

Como imigrante no Canadá, Fernanda entende perfeitamente a importância de qualquer processo de imigração. Sua dedicação e paixão por ajudar outras pessoas a atingir suas metas de imigração são um ativo que a nossa empresa e nossos clientes valorizam enormemente.

Disclaimer: Este artigo mostra apenas conteúdo informativo e não representa aconselhamento de imigração. As leis de imigração estão mudando constantemente e não se aplicam igualmente a cada pessoa. Para aconselhamento em questões de imigração e personalizado, recomendamos que você agende uma consulta com um de nossos consultores de imigração.