Imigração Canadense uma solução para o crescimento econômico.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Por: Fernanda Isquierdo, RCIC.

No sorteio do Express Entry deste último Sábado 14/02/2021, a Imigração convocou em torno de 27.000 imigrantes que estavam com o profile ativo no sistema do EE e acumularam um ano de experiência canadense qualificada e com um idioma avançado.

A pontuação foi na casa dos 75 pontos, mas aí vem a pergunta. Por que uma pontuação tão baixa?

Vamos começar com uma breve explicação baseada nos dados publicados no site do governo  “Statistic Canada”.

A importância da Imigração para Economia Canadense pode ser facilmente explicada pela taxa de envelhecimento e crescimento da população Canadense. Grande parte da mão de obra Canadense que corresponde aqueles chamados de “Baby Booms”  (nascidos 1946 e 1965) estão atingindo uma idade mais avançada que combinado a uma baixa taxa de fertilidade e uma maior expectativa de vida do Canadense faz com que o Canadá precise urgentemente repor está mão de obra qualificada. E como vamos repor está mão de obra? Com a Imigração via Classe Econômica.

A via Canadian Experience Class que faz parte da Classe Econômica é a via focada em profissionais que possuem um nível de Inglês Avançado (mínimo CLB 5), 1 ano de experiência em posições conhecidas como “High Skills” ou seja profissões que exigem um conhecimento específico ou treinamento mais qualificado e já tiveram uma vivência laboral Canadense. Este grupo de profissionais são essenciais para a Economia canadense já que estão adaptados a cultura do país e possuem qualificação de trabalho em uma área específica aos “moldes” canadenses.

A estratégia do Ministro da Imigração Marco Mendicino foi de extrema importância já que a economia canadense esta sendo altamente afetada nesta pandemia, e a retomada precisará acontecer com força. Com restrições de viagens que tornam a entrada para novos imigrantes mais difícil e a inserção dessa população no mercado de trabalho ainda mais lenta já que muitos não têm formação nos moldes canadenses e o idioma ainda fraco. Absorver imigrantes já adaptados e treinados para o mercado de trabalho é uma vantagem para o país.

Por isso que estudantes internacionais também são de extrema importância neste processo, já que possuem um nível de Inglês avançado, formação superior no “formato canadense” e treinados para ocupar posições no mercado laboral. E isto explica porque o governo canadense está permitindo tanta flexibilização com os estudos online, e o PGWP para estudantes internacionais. A resposta é simples, porque o Canadá vai precisar dessa mão de obra qualifica em breve nesta retomada forte da economia canadense.

Em conclusão disso tudo, o Canadá precisa de gente sim, mas gente qualificada e preparada para atender a demanda do país.

Aqui um breve “insight” para quem se surpreendeu com o sorteio de ontem, de 75 pontos no CEC. Eu não me surpreendi, só vejo isso como uma maneira inteligente do governo de reter talentos.

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Consultora de imigração autorizado pelo Conselho Canadense que regula seus membros para oferecer serviços e consultoria em imigração.

Ela também possui mestrado em engenharia científica pela Universidade de Calgary.

Como imigrante no Canadá, Fernanda entende perfeitamente a importância de qualquer processo de imigração. Sua dedicação e paixão por ajudar outras pessoas a atingir suas metas de imigração são um ativo que a nossa empresa e nossos clientes valorizam enormemente.

Disclaimer: Este artigo mostra apenas conteúdo informativo e não representa aconselhamento de imigração. As leis de imigração estão mudando constantemente e não se aplicam igualmente a cada pessoa. Para aconselhamento em questões de imigração e personalizado, recomendamos que você agende uma consulta com um de nossos consultores de imigração.