No sorteio do Express Entry deste último Sábado 14/02/2021, a Imigração convocou em torno de 27.000 imigrantes que estavam com o profile ativo no sistema do EE e acumularam um ano de experiência canadense qualificada e com um idioma avançado.
A pontuação foi na casa dos 75 pontos, mas aí vem a pergunta. Por que uma pontuação tão baixa?
Vamos começar com uma breve explicação baseada nos dados publicados no site do governo “Statistic Canada”.
A importância da Imigração para Economia Canadense pode ser facilmente explicada pela taxa de envelhecimento e crescimento da população Canadense. Grande parte da mão de obra Canadense que corresponde aqueles chamados de “Baby Booms” (nascidos 1946 e 1965) estão atingindo uma idade mais avançada que combinado a uma baixa taxa de fertilidade e uma maior expectativa de vida do Canadense faz com que o Canadá precise urgentemente repor está mão de obra qualificada. E como vamos repor está mão de obra? Com a Imigração via Classe Econômica.
A via Canadian Experience Class que faz parte da Classe Econômica é a via focada em profissionais que possuem um nível de Inglês Avançado (mínimo CLB 5), 1 ano de experiência em posições conhecidas como “High Skills” ou seja profissões que exigem um conhecimento específico ou treinamento mais qualificado e já tiveram uma vivência laboral Canadense. Este grupo de profissionais são essenciais para a Economia canadense já que estão adaptados a cultura do país e possuem qualificação de trabalho em uma área específica aos “moldes” canadenses.
A estratégia do Ministro da Imigração Marco Mendicino foi de extrema importância já que a economia canadense esta sendo altamente afetada nesta pandemia, e a retomada precisará acontecer com força. Com restrições de viagens que tornam a entrada para novos imigrantes mais difícil e a inserção dessa população no mercado de trabalho ainda mais lenta já que muitos não têm formação nos moldes canadenses e o idioma ainda fraco. Absorver imigrantes já adaptados e treinados para o mercado de trabalho é uma vantagem para o país.
Por isso que estudantes internacionais também são de extrema importância neste processo, já que possuem um nível de Inglês avançado, formação superior no “formato canadense” e treinados para ocupar posições no mercado laboral. E isto explica porque o governo canadense está permitindo tanta flexibilização com os estudos online, e o PGWP para estudantes internacionais. A resposta é simples, porque o Canadá vai precisar dessa mão de obra qualifica em breve nesta retomada forte da economia canadense.
Em conclusão disso tudo, o Canadá precisa de gente sim, mas gente qualificada e preparada para atender a demanda do país.
Aqui um breve “insight” para quem se surpreendeu com o sorteio de ontem, de 75 pontos no CEC. Eu não me surpreendi, só vejo isso como uma maneira inteligente do governo de reter talentos.