Como trabalhar no Canadá

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Por: Fernanda Isquierdo, RCIC.

O Canadá oferece diferentes maneiras para estrangeiros trabalharem no país.

Como trabalhar no Canadá é uma das perguntas mais frequentes quando se pensa em viver neste belo país. Trabalhar no Canadá é um sonho para milhares de pessoas em todo o mundo, por conta de uma economia promissora e uma grande aceitação social, o Canadá se torna um dos melhores destinos para se desenvolver profissionalmente.

Conheça as principais razões pelas quais tantas pessoas querem morar no Canadá aqui >>

Existem várias maneiras para uma pessoa obter uma autorização para trabalhar no Canadá. Aqui estão as opções mais comuns:

 

Residente Permanente

Com uma residência permanente você poderá viver e trabalhar no Canadá. Em termos gerais, ao obter a residência você passará a ter todos os direitos que um canadense possui. A residência canadense é objetivo de muitas pessoas, portanto, ter uma autorização de trabalho temporária o coloca no caminho para o grande objetivo.

Descubra como iniciar o processo de residência permanente através do sistema Express Entry >>

 

Trabalhador temporário

A opção mais comum para trabalhar nessa categoria é quando a empresa decide contratar um trabalhador de fora do Canadá para preencher uma vaga que não pode ser preenchida por trabalhadores locais.

Antes de solicitar uma autorização de trabalho para o trabalhador, a empresa deve obter uma LMIA (Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho) positiva. A LMIA positiva é uma avaliação que mostra que é necessário trazer uma pessoa do exterior e que não há candidato disponível com as qualificações no Canadá.

Como em todas as leis de imigração, existem algumas exceções ao requisito de uma LMIA. Mais informações sobre o LMIA aqui >>

 

Estudantes Internacionais

Ao estudar em uma Instituição de Ensino Superior no Canadá, você obterá a autorização para trabalhar 20 horas semanais fora do campus durante seus estudos. Se o programa de estudos for realizado por pelo menos 8 meses em uma instituição pública, e cumprindo todos os requisitos exigidos pela imigração, ao término dos estudos você poderá aplicar para uma Permissão de Trabalho para Pós-graduados (PGWP). Alguns programas privados de estudos universitários também se qualificam para o PGWP.

 

Cônjuge de estudantes internacionais e trabalhadores temporários

Casado ou em união estável com estudantes e trabalhadores temporários poderão aplicar para uma permissão de trabalho aberta.  A duração desta permissão estará atrelada a duração dos estudos ou trabalho do cônjuge. Uma vez obtida a autorização, o acompanhante poderá trabalhar em praticamente qualquer emprego.

 

Alunos em Programas de Estudo e Trabalho

Os programas de estudo e trabalho são ministrados principalmente em faculdades particulares e são ideais para quem busca um diploma com uma carga acadêmica muito menor e com mais horas de trabalho. Esses programas normalmente são oferecidos com a duração de um ano, nos quais os cursos são realizados até metade do programa e na outra metade os alunos trabalham em período integral. É importante observar que os alunos desses programas não se qualificam para obter o PGWP (Permissão de trabalho para pós-graduação).

 

Transferência de Profissionais e Executivos

Executivos, gerentes e funcionários com algum conhecimento especializado de empresas com escritórios dentro e fora do Canadá podem obter uma permissão de trabalho para trabalhar no Canadá durante o período que estiverem transferidos.

 

Empresários

O Canadá tem opções para quem abre uma empresa ou investe em nosso país. Existem várias categorias nas quais uma pessoa pode trabalhar no Canadá como empresário ou autônomo. Para obter a aprovação do governo, é necessário verificar se a empresa poderá operar e contribuir para o crescimento do Canadá.

 

Cuidadores

Pessoas com experiência no cuidado e atenção de idosos, bebês ou pessoas com deficiência podem trabalhar no Canadá sob o programa Caregiver ou Support Worker. Essa rota migratória passou por constantes mudanças para facilitar e atrair profissionais qualificados de fora do Canadá.

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Consultora de imigração autorizado pelo Conselho Canadense que regula seus membros para oferecer serviços e consultoria em imigração.

Ela também possui mestrado em engenharia científica pela Universidade de Calgary.

Como imigrante no Canadá, Fernanda entende perfeitamente a importância de qualquer processo de imigração. Sua dedicação e paixão por ajudar outras pessoas a atingir suas metas de imigração são um ativo que a nossa empresa e nossos clientes valorizam enormemente.

Disclaimer: Este artigo mostra apenas conteúdo informativo e não representa aconselhamento de imigração. As leis de imigração estão mudando constantemente e não se aplicam igualmente a cada pessoa. Para aconselhamento em questões de imigração e personalizado, recomendamos que você agende uma consulta com um de nossos consultores de imigração.