Programa Piloto de Imigração Rural e do Norte

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Por: Fernanda Isquierdo, RCIC.

Esta via migratória está se consolidando como sendo um dos programas que ajudará os estudantes internancionais a imigrar mais facilmente para o Canadá.

O Programa Piloto de Imigração Rural e do Norte (Northern and Rural Immigration Pilot) é a mais recente iniciativa de imigração do Canadá que abre um novo caminho para profissionais estrangeiros que procuram trabalhar e imigrar para o Canadá.

Com o lançamento desta nova plataforma de imigração, o Canadá pretende aproveitar profissionais talentosos para contribuir com o crescimento econômico das regiões denominadas Comunidades Rurais e do Norte.

Um dos principais requisitos para poder trabalhar e imigrar nessas regiões é ter uma recomendação (a ser selecionada) por uma das comunidades participantes.

Além disso, você deve ter experiência profissional, ter uma oferta de emprego, demonstrar proficiência em inglês, ter requisitos acadêmicos, provar recursos financeiros e demonstrar que pretende morar nessa comunidade.

No momento desta publicação, somente algumas comunidades já publicaram os critérios aplicados para esta “recomendação”. O que se sabe até então é que estudar em uma dessas regiões será a porta para a residência permanente.

 

Como os estudantes estrangeiros se beneficiam com essa rota de imigração?

Como em outras plataformas de imigração, incluindo programas provinciais, o sistema de imigração canadense favorece aqueles que concluíram o ensino superior no Canadá. E o Programa Piloto das Comunidades Rurais e do Norte não é exceção.

Esta iniciativa piloto está emergindo para ser o programa que permitirá que os estudantes estrangeiros imigrem com mais facilidade, uma vez que estão isentos da comprovação da experiência de trabalho.

As pessoas que desejam obter residência devem estudar pelo menos um diploma de dois anos em uma das instituições educacionais qualificadas, se formar e obter uma oferta de emprego na comunidade.

 

Por que essa plataforma é tão atraente?

Esse programa de imigração foi comparado ao Programa das Províncias do Atlântico, que busca atrair profissionais qualificados para as províncias de Nova Escócia, Nova Brunswick, Terra Nova e Labrador e Ilha do Príncipe Eduardo.

No entanto, o Programa Piloto das Comunidades Rurais e do Norte é muito mais atraente, já que onze comunidades em todo o Canadá fazem parte desse programa piloto, o que significa que há mais oportunidades de emprego em diferentes setores comerciais e industriais em onze regiões distintas.

Após analisar as oportunidades com uma visão econômica das comunidades rurais, conseguimos identificar que nessas comunidades existem necessidades de profissionais treinados e com conhecimento em:

  • mineração construção civil.
  • serviços sociais e de saúde.
  • turismo e hospitalidade.
  • administração e comércio, entre outros.

 

Como podemos ver, o programa Rural e do Norte oferece mais oportunidades para uma ampla variedade de profissionais com perfis diferentes.

Deve-se notar que o termo “comunidade rural” no Canadá tem uma conotação diferente daquela percebida na América Latina.

As comunidades rurais canadenses têm infraestrutura e serviços de primeiro mundo, que os tornam pequenos paraísos para desfrutar de um ritmo de vida menos agitado do que o da metrópole.

Imaginei que naquele lugar encontraria tratores e cavalos nas ruas ou estradas de terra. Mas fiquei realmente surpreso ao ver que é uma cidade muito bem organizada, você encontra as mesmas lojas e serviços das grandes cidades ”, disse um estudante em Sudbury, Ontário.

 

Comunidades participantes do programa Piloto Rural e do Norte:

  1. North Bay, ON
  2. Sudbury, ON
  3. Timmins, ON
  4. Sault Ste. Marie, ON
  5. Thunder Bay, ON
  6. Brandon, MB
  7. Altona/Rhineland, MB
  8. Moose Jaw, SK
  9. Claresholm, AB
  10. Vernon, BC
  11. West Kootenay (Trail, Castlegar, Rossland, Nelson), BC

 

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Consultora de imigração autorizado pelo Conselho Canadense que regula seus membros para oferecer serviços e consultoria em imigração.

Ela também possui mestrado em engenharia científica pela Universidade de Calgary.

Como imigrante no Canadá, Fernanda entende perfeitamente a importância de qualquer processo de imigração. Sua dedicação e paixão por ajudar outras pessoas a atingir suas metas de imigração são um ativo que a nossa empresa e nossos clientes valorizam enormemente.

Disclaimer: Este artigo mostra apenas conteúdo informativo e não representa aconselhamento de imigração. As leis de imigração estão mudando constantemente e não se aplicam igualmente a cada pessoa. Para aconselhamento em questões de imigração e personalizado, recomendamos que você agende uma consulta com um de nossos consultores de imigração.