Imigrar para o Canada e seu nivel de CLB

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Por: Fernanda Isquierdo, RCIC.

Quem está se preparando para imigrar para o Canadá, já deve ter percebido que é muito importante ter um nível de Inglês ou Francês Avançado para alcançar uma pontuação competitiva. Muito se fala em um tão sonhado “CLB 9” para processos do Express Entry, mas afinal de contas você sabe o que significa CLB?

Uma Sigla para descrever habilidades:

 

A sigla é uma abreviação de Canadian Language Benchmark e é usado para descrever as habilidades das pessoas na lingua Inglesa e Francesa. Para cada categoria medida seja no IELTS General ou no Celpip o candidato recebe um CLB, que corresponde a habilidade daquela pessoa naquela categoria.

 

Diferentes programas de imigração, diferentes CLB’s:

 

Imigrar para o Canadá por determinados programas podem exigir CLB diferentes. Se você pensa em Imigrar para Alberta via Alberta Opportunity Stream por exemplo a exigência pode ser CLB 4 ou CLB 5 dependendo do NOC (classificação da sua profissão no Canadá) do candidato, já se objetivo for Imigrar para Alberta pelo Express Entry  pelo Federal Skilled Worker o mínimo exigido é CLB 7, para o Canadian Experience Class, o nível do CLB também pode variar com o NOC.

 

O que meu CLB tem a dizer sobre o meu nível de Inglês ou Francês:

 

Saber interpretar o CLB é muito importante para  imigrar para o Canadá. Desta forma, é fundamental entender em qual nível do idioma você se encontra. Basicamente, o CLB é dividido em 3 estágios ou níveis: Nível básico considerado uma pontuação entre 1 e 4, já para níveis Intermediários o CLB é de 5 á 8, e por sua vez níveis avançados estão entre 9 ao 12.

 

O Canadá tem interesse em candidatos que possuem o domínio do idioma, por sua vez candidatos com maior CLB tem uma maior pontuação no sistema Express Entry, aumentando as chances de serem selecionados nos sorteios.

 

 

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Fernanda Isquierdo, Regulated Canadian Immigration Consultant.

Consultora de imigração autorizado pelo Conselho Canadense que regula seus membros para oferecer serviços e consultoria em imigração.

Ela também possui mestrado em engenharia científica pela Universidade de Calgary.

Como imigrante no Canadá, Fernanda entende perfeitamente a importância de qualquer processo de imigração. Sua dedicação e paixão por ajudar outras pessoas a atingir suas metas de imigração são um ativo que a nossa empresa e nossos clientes valorizam enormemente.

Disclaimer: Este artigo mostra apenas conteúdo informativo e não representa aconselhamento de imigração. As leis de imigração estão mudando constantemente e não se aplicam igualmente a cada pessoa. Para aconselhamento em questões de imigração e personalizado, recomendamos que você agende uma consulta com um de nossos consultores de imigração.